Você já deve ter ouvido falar em pivô automotivo, não é mesmo? A realidade é que, apesar de já terem escutado sobre essa peça, muitas pessoas não têm certeza sobre a sua função no veículo.
Contudo, os vendedores do ramo automotivo devem ter conhecimento técnico sobre as peças, inclusive sobre o pivô, para que seja possível prestar a consultoria necessária ao cliente.
Se você tem interesse pelo tema e deseja descobrir informações relevantes sobre o pivô automotivo, sua função e outras peças que também devem ser checadas, continue a leitura deste post e confira mais detalhes!
O que é pivô?
O pivô é uma importante peça presente nos automóveis que funciona como um elo entre chassi do carro e o conjunto de suspensão, mais precisamente, liga a bandeja a manga de eixo.
A sua fixação pode variar de acordo com o modelo de veículo, sendo possível fixar o pivô por meio de parafusos, rebites ou prensado na bandeja de suspensão. Trata-se de um componente feito em aço forjado e outros materiais.
Para que o pivô serve?
Além de ser responsável pela ligação entre os componentes (chassi e suspensão), a sua função é possibilitar o movimento angular e rotacional das rodas do veículo.
Quando é necessário trocar essa peça?
A suspensão é um dos sistemas de segurança do veículo, por isso, é relevante sempre fazer a troca preventiva para não colocar a integridade dos ocupantes do carro em risco. Nos casos em que o pivô quebra, o resultado pode ser bem grave, especialmente em situações de alta velocidade.
Para evitar esse tipo de situação é recomendar que o seu cliente se atente a possíveis sinais de desgaste no pivô, como barulhos agudos em desníveis ou solos irregulares, desgaste irregular dos pneus e batidas mais secas.
Sempre cheque a peça ao fazer manutenção em seu veículo para trocá-la ao menor sinal de desgaste.
Quais são as peças que devem ser checadas com o pivô?
Nos casos em que o pivô está desgastado, a vida útil dos demais componentes também costuma ser diminuída . Por isso, o ideal é que o consultor de vendas também recomende ao seu cliente a inspeção de peças como:
? Bucha de bandeja;
? bieleta;
? bandeja;
? entre outras.
Agora que você já conhece todos os detalhes sobre o pivô automotivo, deve ter percebido a sua importância para o veículo, não é mesmo? Como se trata de um componente que quando apresenta problemas pode colocar os integrantes do veículo em risco oriente o cliente a fazer uma inspeção geral do sistema de direção e suspensão assim o cliente ficará satisfeito, já que o seu problema deve ser integralmente resolvido e, consequentemente, voltará a procurar o seu atendimento e você ainda consegue se destacar no mundo das vendas de peças automotivas!
Se você deseja conhecer mais sobre os pivôs automotivos, entre em contato conosco!